sexta-feira, agosto 29, 2008

A Arte das Revistas




Entre as dezenas de publicações semanais ou mensais de revistas brasileiras, são poucas as que se destacam não somente pelas boas reportagens, mas também pelas incríveis ilustrações e supreendentes infográficos. Aliás, folheando revistas como Superinteressante ou Mundo Estranho, sempre ficava me perguntando: "Que desenho legal! Como eles fizeram isso?" Com muito trabalho e criatividade, sem dúvida. Entre ilustrações digitais, feitas em programas como Photoshop ou Corel Draw, impressionam as que são feitas como nos velhos tempos, com lápis de cor, tinta guache, aerógrafo, nanquim, e até mesmo Lego ou massa de modelar! Eis, então, a exposição Ilustrando em Revista, que acompanha a trajetória histórica da arte que é publicada nas revistas da editora Abril, e exibe no Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro, as obras originais que foram para as páginas das revistas. A mostra registra o traço de ilustradores famosos como Ziraldo, Rogério Nunes e Negreiros, além do detalhismo de Patrícia Lima e Benicio, por exemplo. Entre escolha de técnica e idéia, os ilustradores também devem pensar na matéria, e idealizar o desenho na página, pensando no tamanho do texto, na posição, e é claro, na dobra da revista.
Nas histórias em quadrinhos, por exemplo, o espaço é ainda mais importante, já que ele define o tamanho da história. No workshop dos irmãos quadrinistas
Fábio Moon e Gabriel Bá, o recado foi bem claro: "Nosso trabalho é 90% de pensamento, e 10% de desenho. Não é preciso ser um gênio em desenho para fazer história em quadrinhos. O mais importante é pensar a história no papel e nos quadros, seja para um HQ de 40 páginas, ou para uma simples tirinha".

Ilustração: Ricardo Cunha Lima - professor de Jornalismo Gráfico da Escola de Comunicação da UFRJ. Revista Mundo Estranho.

sexta-feira, agosto 15, 2008

The Last Shadow Puppets


Alex Turner não pode, mas de maneira nenhuma, ficar de fora deste blog! Em novembro, o Arctic Monkeys lança seu primeiro DVD, o Arctic Monkeys at the Appolo, gravado ano passado no Manchester Apollo, na Inglaterra. Mas hoje o Alex vai aparecer por aqui com Miles Kane (da banda francesa The Rascals) na banda The Last Shadow Puppets.

Ok, talvez você já tenha ouvido falar, já tenha baixado o álbum e já tenha ouvido as músicas em repeat, sem conseguir tirar os fones de ouvido em todas as faixas de "The Age of the Understatement", lançado em abril deste ano e já à venda nas lojas.

Pois então, tire os fones de ouvido. Jogue as músicas em uma boa caixa de som e veja que esta é uma nova banda que não busca somente a sensação de ser um hit momentâneo, com melodias simples e letras pobres. Last Shadow Puppets é imponente, tanto pelo som quanto pela postura. É incrível o que você sente ao ouvir My Mistakes were made for you. E é inevitálvel lembrar de Knights of Cydonia, do Muse quando se ouve a faixa de abertura que dá nome ao disco.
Na nova banda, Alex divide os vocais e as guitarras com o Miles Kane, que inclusive tocou em algumas faixas do último álbum dos Monkeys, "Favourite Worst Nightmare".
Em "Age of the Understatemente" eles são acompanhados por uma orquestra que deixa as melodias ainda mais belas e impactantes, ora delicadas - como em The Meeting Place e Time Has Come Again - e ora intensa - em Stading Next To Me, por exemplo.
Por enquanto, a turnê do novo disco está passando pela Europa e pelos Estados Unidos, mas bem que todos os fãs, tanto deles quanto de Arctic Monkeys, deveriam ter a chance de ouvir as músicas ao vivo. De preferência em alto em alto e bom som.

Site Oficial

MySpace

Vídeos Exclusivos